Voltar

Notícias

Angola

07 de Fevereiro, 2013

Vice-presidente da Unaca satisfeito com produção agrícola no Kuando Kubango

O vice-presidente da UNACA, Albano da Silva Lussati, mostrou-se quarta-feira satisfeito, na localidade do Kuatili/Menongue, com o nível de produção agrícola das associações de camponeses. Albano da Silva Lussati, que interveio durante o acto central das comemorações dos 23 anos da constituição da Unaca, para além de se alegrar pelo níveis de produção agrícola, manifestou o  seu contentamento, pelo número crescente de associações de camponeses e  cooperativas  agrícolas naquela localidade, num total 75 (entre cooperativas e associações).

Segundo o vice-presidente, isto mostra claramente o desejo dos pequenos camponeses organizados em associações e cooperativas agrícolas de cooperar com o Governo, na luta contra a fome e a pobreza.

“Este tempo de paz efectiva, está a permitir a circulação de pessoas e bens, para desenvolver os seus projectos diversos, desde do campo, de forma a contribuir para o desenvolvimento  socioeconómico da Nação”, referiu.

Albano da Silva Lussati garantiu  que, actualmente, as políticas traçadas pelo Governo, para o desenvolvimento agrícola, estão a ser concretizadas, através da aplicação do micro-crédito, do crédito da campanha agrícola e de investimento.

Ao falar para os camponeses, fez  saber que a Unaca está associada a “Angola Investe” (um programa de investimentos do Executivo angolano), nos seus projectos para a agricultura, por forma a identificar as cooperativas agrícolas e associações de camponeses, para a sua participação nos programas de produção, consubstanciados em acções de combate  à fome e à pobreza.

O responsável encorajou os  camponeses associados a trabalharem com afinco, para que os seus frutos sejam visíveis num futuro breve.

Os camponeses na localidade do  Kuatili praticam principalmente o cultivo de milho, mandioca, feijão, massango, abóbora e dedicam-se também à apicultura.