Voltar

Notícias

Angola

06 de Fevereiro, 2013

UNACA aconselha camponeses aderirem às associações e cooperativas

A vice - presidente da UNACA - Federação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-pecuárias no Uíge, Carlota Bento, aconselhou hoje, quarta-feira, na povoação Caquengue, os camponeses a aderirem às associações e cooperativas, com vista encontrarem facilidades para o crédito agrícola.

Falando no acto provincial das comemorações do 23º aniversário da fundação da UNACA assinalado hoje, dia 6 de Fevereiro, a responsável disse que os camponeses que forem bem organizados nas associações e cooperativas poderão facilmente conseguir o credito agrícola através do Banco de Poupança e Crédito (BPC).

Reconheceu que a paz veio dar mais um passo significativo no desenvolvimento das associações, cooperativas para o desenvolvimento económico do país.

Carlota Bento enalteceu os esforços do Executivo no apoio à actividade do campo através do programa de extensão e do desenvolvimento rural, bem como na construção de casas sociais, escolas, pontes, postos de saúde e outros.

A responsável reconheceu igualmente as dificuldades que enfrentam os camponeses durante o exercício das suas actividades, bem como na obtenção do crédito agrícola, exortando os camponeses organizados em associação e cooperativas em preparem os seus processos para pedido de crédito.

Como referiu trata-se de um programa que o Governo concebeu para o desenvolvimento rápido das actividades dos camponeses e para o combate à fome e à pobreza no seio na sociedade.

Realçou que a UNACA-Federação vai continuar envidar esforços na materialização da actividade do campo e mobilização dos camponeses por forma a que possam aderir as associações e cooperativas, com vista o relançamento da produção agrícola no país, em particular na província.

Carlota Bento apelou igualmente aos jovens no sentido de continuarem a ajudar os pais nas actividades do campo.

Para a responsável da Unaca, o camponês não pode dedicar-se somente ao cultivo da mandioca porque a província do Uíge é potencial para outras culturas, por possuir terra muito fértil, e, para tal, devem diversificar a sua actividade, incluindo a agro-pecuária.

A responsável pediu os camponeses a continuarem a trabalhar em colaboração com as autoridades da província em vários domínios para o desenvolvimento da região.

Entretanto, os camponeses da povoação de Caquengue na sua mensagem pediram apoio ao governo em instrumentos de trabalho (catanas, enxadas, limas, machados), assim como máquinas de lavour e moto-bombas.

A Unaca Federação, a nível da província do Uíge, controla 155 mil e 997 camponeses associados e distribuídos em 840 associações e 426 cooperativas agrícolas.

Participaram do acto camponeses de seis associações pertencentes às povoações Mateus, Caquengue, Quixinga, Catuhula, Culo e Nganacamana.


Fonte: Angop - Agência AngolaPress