UE vai investir 28 milhões de euros em S. Tomé e Príncipe
A União Europeia assina hoje um programa indicativo nacional com São Tomé e Príncipe para o investimento no país de 28 milhões de euros ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) para o período 2014-2020.Segundo foi divulgado em Bruxelas, para além de São Tomé e Príncipe — onde a verba se destina a programas de água e saneamento e de agricultura sustentável — o comissário europeu para o Desenvolvimento, Andris Piebalgs, assina programas com outros 15 países de África, das Caraíbas e do Pacífico.
Os programas indicativos nacionais (PIN) são assinados no âmbito da programação da ajuda da UE concedida ao abrigo do FED.
Em 2013, os Estados-membros da UE acordaram em 29,1 mil milhões de euros o montante global da cooperação para o desenvolvimento a ser afetado a 78 países de África, das Caraíbas e do Pacífico no âmbito do 11.º FED durante o período de financiamento de 2014-2020.
Para além de São Tomé e Príncipe, são assinados PIN com o Botsuana, Costa do Marfim, Jibuti, Etiópia, Gabão, Gana, Quénia, Mauritânia, Níger, Serra Leoa, Somália, Suazilândia, Tanzânia e Suriname.
A cerimónia tem lugar em Nairobi, à margem da reunião do Conselho de Ministros conjunto dos países ACP e da UE.
Os restantes deverão ser concluídos e assinados no início de 2015.
Paralelamente, serão também lançados os trabalhos para a conceção de projetos e de programas em todos os países ACP.
Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné Bissau
Moçambique
Portugal
S. T. e Príncipe
Timor Leste