Timor-Leste quer colaborar com a Malásia na indústria do gás e do petróleo
O ministro do Petróleo timorense, Alfredo Pires, afirmou hoje que Timor-Leste quer colaborar com os industriais do gás e do petróleo da Malásia. "O investimento na indústria do gás e do petróleo está a aumentar e o país está a oferecer incentivos", disse Alfredo Pires na capital malaia, Kuala Lumpur, citado pela agência de notícias da Malásia, sublinhando que o governo de Timor-Leste já investiu naquele setor 3 mil milhões de dólares.Alfredo Pires falava aos jornalistas no final de um fórum com empresários malaios dedicado ao tema "Oportunidade de Negócio e Investimento em Timor-Leste", organizado pela embaixada de Timor-Leste em Kuala Lumpur.
"Para aqueles que ainda estão a considerar Timor-Leste, há muitas coisas que podemos fazer juntos. As áreas incluem saúde, infraestruturas, habitação, desenvolvimento do capital humano e industrial", afirmou o ministro para o Comércio Internacional e Indústria da Malásia, Datuk Hamim Samuri.
Alfredo Pires integra a delegação que viajou com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, para uma visita oficial de três dias à Malásia, que termina quarta-feira.
Na segunda-feira, Timor-Leste e a Malásia assinaram três memorandos de entendimento para promover e estabelecer a cooperação no desenvolvimento de cooperativas, na pesquisa académica e no setor da saúde.
Além do ministro do Petróleo, integram a delegação timorense os ministros da Saúde, Sérgio Lobo, da Educação, Bendito Freitas, Comércio, Indústria e Ambiente, António da Conceição, e Transportes e Comunicação, Pedro Lay.
15:59 - 01 de Abril de 2014 | Por Lusa
Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné Bissau
Moçambique
Portugal
S. T. e Príncipe
Timor Leste