Timor-Leste inicia acordos com população para disponibilizar terrenos no Suai
O Governo de Timor-Leste anunciou hoje, em comunicado, que aprovou a realização de acordos com a população para a cedência de terrenos para construir a Base Logística do Suai, no sul do país."A construção desta infraestrutura fundamental para o desenvolvimento do país tem como pressuposto a disponibilização dos terrenos por parte da população", refere o comunicado, referente à reunião de Conselho de Ministros, realizada na terça-feira.
Segundo o Governo, para desbloquear o desenvolvimento das obras de "criação da Base Logística do Suai e de reconversão e remodelação do seu aeroporto serão feitos acordos com a população residente no local e com os representantes das comunidades locais".
A Base Logística do Suai está integrada no projeto Tasi Mane que tem como principal objetivo desenvolver a costa sul do país através da indústria petrolífera.
O projeto inclui a construção de três grupos industriais, que serão a espinha dorsal daquele setor empresarial do país.
O Tasi Mane inclui a base de fornecimento do Suai, a refinaria e um grupo de indústria petroquímica em Betano e uma exploração de gás, através do gasoduto que as autoridades timorenses pretendem ver construído a partir do Greater Sunrise, em Viqueque/Beasu.
O projeto Tasi Mane inclui também a construção de uma autoestrada com cerca de 180 quilómetros para ligar aqueles três pontos industriais da costa sul do país.
Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné Bissau
Moçambique
Portugal
S. T. e Príncipe
Timor Leste