Voltar

Notícias

Moçambique

03 de Janeiro, 2014

Surdos expõem 'Arte Com as Mãos'

Foi inaugurado recentemente, na Associação Mãos que Falam (AMQF), em Maputo, uma exposição de peças de roupa costurada, bordada e pintada, feitas pelos jovens portadores de deficiência auditiva e chama-se “Artes Com as Mãos”.

Trata-se de um trabalho cujo objectivo é valorizar a dedicação daquela classe, integrando-lhes na sociedade, no mercado do trabalho e garantir a sua auto-sustentabilidade. Efectivamente, o grupo trabalha num formato de cooperativa e o valor arrecadado pelas vendas destina-se à "valorização do nível profissional dos surdos". Na verdade, esta exposição, tem como objetivo mostrar que a arte das pessoas surdas é um meio de integração e que a mesma será uma testemunha em alto grau de comunicação visual entre artistas que não ouvem e pessoas que ouvem.

De referir que a AMQF é uma organização voltada para o trabalho com jovens portadores de deficiência auditiva, promovendo o desenvolvimento integrado nas áreas sócio-económicas e culturais, e é composta por 80 surdos e oito intérpretes da Língua de Sinais Moçambicana (LSM).