Voltar

Notícias

Brasil

13 de Janeiro, 2014

Solidez cooperativa

O sistema cooperativista está presente em 81% do território do Estado Enquanto a economia do país patinou ao longo de 2013, com previsões que estimaram índices de crescimento abaixo dos 2,5% segundo o Banco Central, o sistema cooperativista segue prosperando e se mostra refratário ao pessimismo geral. Levantamento recente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB-MT) revela que nos últimos 13 anos as cooperativas cresceram 27% no Estado marcando presença em 115 municípios de Mato Grosso. Hoje, o sistema cooperativista está presente em 81% do território do Estado.

Números ainda mais impressionantes estão no crescimento expressivo de associados que alcançou 842% ao longo dos últimos 13 anos. Desta maneira, nada menos que 38% da população mato-grossense está hoje envolvida com as cooperativas. São mais de 300.000 associados em Mato Grosso e mais de 11 milhões no Brasil, conforme a OCB. 

Surgido na Europa no século 19 como uma forma de ajuda mútua, o sistema cooperativo é pautado por valores como a inclusão e democracia, além do interesse coletivo e o compromisso com a comunidade onde atua. Ainda de acordo com o levantamento da OCB-MT, ao longo da última década houve um incremento de 298% no número de empregos diretos gerados pelas cooperativas no Estado, solidificando a economia de muitos municípios onde a presença marcante deste sistema é fundamental para fazer girar a engrenagem da economia local.

Fortes em tempos de crise, ainda mais sólidas em economias estáveis, as cooperativas protegem o patrimônio dos cooperados ao focar na partilha dos resultados e não no acúmulo de lucros. O cooperativismo vai além de um modelo unicamente econômico, uma visão simplista para um sistema que une desenvolvimento, bem estar social e sustentabilidade. Vale ressaltar que o cooperativismo possui valores universais que permitem que ele se desenvolva independentemente do território, língua, credo ou nacionalidade da comunidade onde está instalado, seja na zona urbana ou rural.

Criar oportunidades de negócio e promover o crescimento sustentável de pessoas e regiões é um dos diferenciais deste modelo de gestão onde a participação de todos os envolvidos é fundamental para a saúde do empreendimento, seja ele um negócio ou uma instituição financeira. A solidez proposta pelas cooperativas é um porto seguro para preservar patrimônios e se blindar contra as incertezas. Que as cooperativas continuem agregando pessoas e valores, partilhando dividendos e solidariedade e dando a sua contribuição para o crescimento do país.

JOÃO CARLOS SPENTHOF é presidente da Central Sicredi MT/PA/RO e vice-presidente da OCB-MT