Programa de Solidariedade entre Portugal e São Tomé e Príncipe
São Tomé – O ministro da Solidariedade e da Segurança Social de Portugal, Pedro Mota Soares, foi bem recebido nas visitas aos centros que contam com o apoio da cooperação portuguesa.Pedro Mota Soares estabeleceu contacto com algumas manifestações culturais de São Tomé e Príncipe, interpretadas pelas crianças.
Durante a sua estadia no país, o ministro teve oportunidade de conversar com os beneficiários directos dos programas. A visita permitiu também a troca de experiências.
«Foi uma visita útil. [O ministro] é uma pessoa de uma simplicidade fora de série. Muito disponível para ouvir e conversar», disse o diretor Executivo da Santa Casa da Misericórdia, Paulo Neves, à PNN.
«A perspectiva é que a cooperação continue, apesar das dificuldades que Portugal enfrenta. É uma manifestação de solidariedade. O mundo tem que caminhar mais para a solidariedade. A Santa Casa da Misericórdia, sendo uma instituição vocacionada para a solidariedade, necessita dela para cumprir a sua missão», acrescentou Paulo Neves.
O ponto alto da visita de quatro dias do governante português foi a assinatura do Programa de Cooperação entre o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social de Portugal e o Ministério da Saúde e dos Assuntos Sociais de São Tomé e Príncipe, para o período 2012-2015, que tem como eixo fundamental a luta contra a pobreza e a exclusão social.
Para Pedro Mota Soares «este protocolo de cooperação é um investimento fundamental, que os portugueses,- não só o Governo – mas o povo português pode fazer conjuntamente com o povo de São Tomé e Príncipe».
De acordo com o ministro santomense da Saúde e dos Assuntos Sociais,
Leonel Pontes, o novo programa «vai permitir dar continuidade a várias actividades que temos vindo a desenvolver junto de grupos vulneráveis em São Tomé e Príncipe, nomeadamente crianças e adultos».
Pedro Mota Soares animou uma palestra sobre «Economia Social – uma aposta de futuro» e foi recebido pelas autoridades santomenses, nomeadamente o Primeiro-ministro, Gabriel Costa, e o Presidente da República, Manuel Pinto da Costa.
O ministro português chegou ao arquipélago na sexta-feira, 3 de Maio, e regressou a Lisboa esta terça-feira, 7 de Maio.
fonte: Jornal ST; 2013-05-08
Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné Bissau
Moçambique
Portugal
S. T. e Príncipe
Timor Leste