Produção de lacticínios em Moçambique deverá aumentar com apoio dos EUA
A indústria moçambicana de lacticínios, que está a ser apoiada pelo governo dos Estados Unidos da América, deverá registar um crescimento de 3,5% no ano em curso, de acordo com o matutino Notícias, de Maputo.Com o apoio do governo dos Estados Unidos, a cooperativa agrícola Land O’Lakes, de St. Paul, Minnesota, está a dar formação a cerca de cinco mil produtores de gado bovino das províncias de Maputo, Sofala, Manica e Nampula.
A iniciativa visa melhorar a qualidade do leite e aumentar a sua colocação no mercado doméstico formal, estando igualmente prevista a construção de centros de recolha e a elaboração de planos de negócio para mais de mil pequenas e médias empresas espalhadas pelo país.
Estima-se que até 2015, a produção e o processamento de leite no centro e norte de Moçambique possa gerar rendimentos aos pequenos produtores de perto de 5,9 milhões de dólares por ano.
Devido à escassez de fábricas de processamento de leite, Moçambique gasta anualmente cerca de 200 milhões de dólares na importação de lacticínios, de acordo com dados divulgados pela Cooperativa dos Produtores de Leite (Copoleite), com sede na Beira, província de Sofala. (macauhub)
Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné Bissau
Moçambique
Portugal
S. T. e Príncipe
Timor Leste