Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe em Luanda
18-02-2014 | Fonte: AngopO primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Gabriel Costa, chegou na manhã de hoje, terça-feira, a Luanda, para uma visita oficial de algumas horas, no âmbito do reforço da cooperação bilateral.
A apresentar cumprimentos de boas vindas a Gabriel Costa, estiveram no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti, o embaixador de São Tomé acreditado em Angola, Carlos Neves, e altos funcionários da embaixada.
Em breves declarações à imprensa, o primeiro-ministro santomense realçou que a sua vinda a Angola visa fortalecer os laços de cooperação e de amizade entre os dois Estados.
“São Tomé e Príncipe e Angola sempre tiveram relações excelentes e vamos procurar que as mesmas sejam fortalecidas”, considerou.
De igual modo, disse que Angola é um parceiro privilegiado do arquipélago e, por esse motivo, as acções de ambos merecem concertação permanente.
Por outro lado, salientou, no quadro da cooperação Sul Sul, o seu país tem todo interesse em ter Angola como seu parceiro estratégico, com vantagens recíprocas entre os dois Estados, quer no quadro das relações comuns entre ambos, quer no da CPLP.
Acompanham o primeiro-ministro, a ministra da Justiça, Administração e Assuntos Parlamentares, Edith Ramos da Costa, do Plano e Finanças, Hélio Silva Vaz de Almeida, e o embaixador de Angola em São Tomé, Alfredo Eduardo Mingas.
Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné Bissau
Moçambique
Portugal
S. T. e Príncipe
Timor Leste