Presidente da República lança a primeira pedra para reabilitação do parque da Trindade
06.08.2014 - O Chefe do Estado santomense, Pinto da Costa, no dia em que completava o seu aniversário, que assinalou esta terça-feira 78 anos, lançou na Cidade da Trindade a primeira pedra para construção de reabilitação no Parque da Cidade da Trindade, Distrito de Mezó-Chi.Um projecto de alta envergadura que vem dar uma nova imagem a segunda cidade do país, esta que foi financiado por uma empresa angolana, denominada PROCONGEC, e por conseguinte, foi solicitada pela mesma empresa à Sua Excelência o Presidente da República, no quadro da sua deslocação a República de Angola com o propósito de instalar em São Tomé uma empresa de construção civil desta natureza.
O futuro complexo alberga cerca 52 habitações do tipo T1/ T2, campos de jogos, espaços comerciais com mais de 16 lojas, jardins e outras unidades de lazer.
No acto do lançamento da primeira pedra, o Chefe do Estado manifestou a satisfação de ter laçando a primeira pedra que coincidiu com a data do seu aniversário natalício, “esta é a primeira vez que ponho a primeira pedra no dia em que eu nasci. Creio que essa primeira pedra vai nos permitir mudar a face aqui da Trindade. Trindade está bem situada em Mé-Zochi, e precisamos de uma cidade mais alegre, mais cidade”, disse o Chefe do Estado santomense.
Por outro lado Pinto da Costa no seu improviso sublinhou que o “dia 5 de Agosto é o dia de sorte e espero com certeza que esse empreendimento tenha tanta sorte como eu tenho tido”, aditou o Presidente da República.
Segundo as considerações do Presidente Conselho Executivo da IPA, Baltazar Afonso, teceu um dos objectivos da instituição, que por sua vez nasceu após a visita de Pinto da Costa a Angola. Destacou o seguinte: “Esse edifício vem na sequência de um projecto que o grupo IPA manifestou junto as autoridades santomense no âmbito da visita do Presidente da República a Angola. Enquanto isto, o Projecto é para ser repetido em várias fases e modelos para todos os distritos do país. A intenção é desenvolver a partir do interior, com construções de natureza económica, através da mobilização de investimentos privados”, sublinhou.
A referida empresa angolana IPA tem viabilizado investimentos para o desenvolvimento das obras a serem implementados em São Tomé e Príncipe, para o representante da empresa, no âmbito do mesmo projecto também inclui o projecto da UNITEL entre outros projectos de construção, imobiliária.
De salientar, que esta é uma iniciativa da parte do Chefe de Estado, Manuel Pinto da Costa, e do Presidente do Conselho Executivo da IPA, Baltazar Afonso, sobre a tutela da empresa angolana, denominada PROCONGEC, com objectivo de modernizar algumas infra-estruturas antigas ao nível dos distritos de São Tomé, incluindo a Região Autónoma do Príncipe.
Por: Adilson Castro
Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné Bissau
Moçambique
Portugal
S. T. e Príncipe
Timor Leste