Voltar

Notícias

Brasil

27 de Dezembro, 2013

Nova incubadora pretende atender a 300 cooperativas

Uma série de novos projetos de cearenses empreendedores será amparada com a implantação da Incubadora de Empresas Tecnológica de Economia Solidária (Ites). Com o investimento total de R$ 148 mil, a incubadora pretende atender, a partir do primeiro trimestre de 2014, cerca de 300 produtores locais cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), informou a Prefeitura Municipal de Fortaleza.

O cadastro para as cooperativas e microempresários começará a ser realizado em janeiro ou meados de fevereiro do ano que vem, de acordo com o gerente da célula economia criativa da SDE, Francisco José.

Seleção

"As pessoas que se inscreverem serão analisadas quanto ao objetivo, se o projeto já foi gerado, se já tem um grupo organizado para dar início a cooperativa, se está se fortalecendo", detalhou o gerente. A data para o cadastramento será divulgada em janeiro de 2014 pelo Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Patedec), da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará ( RIC) e por meio do site da secretaria.

As atividades da Ites ficarão concentradas no Patedec, instalado na Universidade Federal do Ceará (UFC), e nos empreendimentos econômicos solidários. Após iniciada, a Incubadora deve durar dois anos.

Capacitação

Para promover a inserção no mercado de trabalho das cooperativas selecionadas para fazer parte da Incubadora, os empreendedores receberão formação técnica e gerencial, a partir de cursos e treinamentos voltados à gestão de empreendimentos solidários.

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da SDE, o projeto facilita a formalização dos empreendimentos e facilita o acesso ao crédito para os grupos de trabalho.

No Ceará, já foram graduadas 150 iniciativas, das quais 25 foram no Interior. Hoje, 82 empresas estão incubadas.