Nova incubadora pretende atender a 300 cooperativas
Uma série de novos projetos de cearenses empreendedores será amparada com a implantação da Incubadora de Empresas Tecnológica de Economia Solidária (Ites). Com o investimento total de R$ 148 mil, a incubadora pretende atender, a partir do primeiro trimestre de 2014, cerca de 300 produtores locais cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), informou a Prefeitura Municipal de Fortaleza.O cadastro para as cooperativas e microempresários começará a ser realizado em janeiro ou meados de fevereiro do ano que vem, de acordo com o gerente da célula economia criativa da SDE, Francisco José.
Seleção
"As pessoas que se inscreverem serão analisadas quanto ao objetivo, se o projeto já foi gerado, se já tem um grupo organizado para dar início a cooperativa, se está se fortalecendo", detalhou o gerente. A data para o cadastramento será divulgada em janeiro de 2014 pelo Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Patedec), da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará ( RIC) e por meio do site da secretaria.
As atividades da Ites ficarão concentradas no Patedec, instalado na Universidade Federal do Ceará (UFC), e nos empreendimentos econômicos solidários. Após iniciada, a Incubadora deve durar dois anos.
Capacitação
Para promover a inserção no mercado de trabalho das cooperativas selecionadas para fazer parte da Incubadora, os empreendedores receberão formação técnica e gerencial, a partir de cursos e treinamentos voltados à gestão de empreendimentos solidários.
De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da SDE, o projeto facilita a formalização dos empreendimentos e facilita o acesso ao crédito para os grupos de trabalho.
No Ceará, já foram graduadas 150 iniciativas, das quais 25 foram no Interior. Hoje, 82 empresas estão incubadas.
Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné Bissau
Moçambique
Portugal
S. T. e Príncipe
Timor Leste