Mais de 40 empresas lusas participam na 2.ª Semana Empresarial Moçambique Portugal
Mais de 40 empresas portuguesas participam a partir de hoje na 2ª Semana Empresarial Moçambique Portugal, que decorre no país africano, com o objetivo de aumentarem as exportações dos seus produtos e serviços e potenciarem novos negócios. Em declarações à Lusa, o diretor da área de Feiras da AIP -- Associação Industrial Portuguesa, disse que nove das 44 empresas portuguesas que vão participar na 2ª Semana Empresarial Moçambique Portugal - uma iniciativa organizada pela Fundação AIP, através da AIP - Feiras, Congressos e Eventos, em conjunto com vários parceiros, visitarão Pemba "onde serão recebidos pelo Governo Provincial e posteriormente participarão no Encontro Empresarial com empresários e entidades oficiais da Província de Cabo Delgado".Segundo Jorge Oliveira, naquele Encontro Empresarial vão ser abordados "os desafios e potencialidades" que se colocam nas áreas de negócio ligadas à construção, turismo, energia e infraestruturas.
Entretanto, as 44 empresas vão juntar-se a mais 22 empresas moçambicanas, uma turca e outra italiana, nos salões Tektónica Moçambique e Intercasa Moçambique, que decorrerão no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo, até sábado.
Os salões Tektónica Moçambique e a Intercasa Moçambique, ambos de entrada livre, representam a maior mostra moçambicana dos setores da construção e obras públicas, imobiliário, energia, ambiente, arquitetura, engenharia, mobiliário e decoração.
Jorge Oliveira referiu ainda à Lusa, a partir de Moçambique, que o programa da Semana Empresarial inclui ainda a realização da conferência "Construção e do Imobiliário", a realizar-se na quarta-feira, logo após a inauguração dos salões Tektónica e Intercasa Moçambique, que contará com a presença de mais de 200 empresários dos dois países.
Na quinta-feira, terá lugar a Cerimónia de entrega da 2ª edição dos Prémios Tektónica Moçambique e Intercasa Moçambique e do Prémio Cooperação Moçambique Portugal.
A produção global de Moçambique deverá registar um crescimento de 8,6% em 2013, segundo projeções do Governo moçambicano, baseadas no desempenho positivo previsto dos setores de construção, transportes e comunicações, indústria, comércio, agricultura, pesca e financeiro.
O governo moçambicano prevê que o setor da construção terá um crescimento de 5,6%, influenciado pelos investimentos em curso, com destaque para a recuperação e construção de infraestruturas.
De entre os setores com maiores oportunidades para as empresas portuguesas destacam-se a agricultura, energia, obras públicas e construção civil, metalomecânica e logística, formação profissional e educação, consultoria e as novas tecnologias de informação e comunicação.
Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné Bissau
Moçambique
Portugal
S. T. e Príncipe
Timor Leste