Voltar

Notícias

Angola

05 de Outubro, 2015

Lunda Sul cadastra 300 associações agrícolas

Saurimo - Trezentas associações agrícolas foram cadastradas, desde Janeiro do ano em curso, pela Confederação das Associações de Cooperativas Agropecuárias de Angola (UNACA) na Lunda Sul, informou hoje, sexta-feira, em Saurimo, o vice-presidente da referida instituição, Sebastião Lourenço.

Em declarações à Angop, a propósito dos projectos da UNACA na Lunda Sul, o responsável disse que das 300 associações, 50 são do município de Cacolo, igual número no Dala e Muconda e 150 da sede capital da provincia (Saurimo).

Acrescentou que no referido período foram cadastradas 52 cooperativas nas referidas circunscrições.

No período em referência, prosseguiu, os camponeses das comunas de Chiluange (Muconda), Luma-Cassai e Cazage (Dala), Xassengue, Cucumbi e Alto Chicapa (Cacolo), foram organizados em 17 associações, tendo em vista melhorar a produção agrícola.

A Federação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-pecuário (UNACA) na Lunda Sul controla 37 mil e 637 associados, distribuídos em 128 cooperativas agrícolas.

Da cifra, 17 mil e 241 são homens e 20 mil e 98 mulheres, integradas em 12 mil e 42 famílias de camponeses que anualmente participam nas campanhas agrícolas.