kwanza-Sul: Papagro melhora vida dos camponeses
A aposta do Ministério do Comércio na implementação do Programa de Aquisição dos Produtos Agro-pecuarios (Papagro) está a contribuir significativamente para a melhoria da vida dos camponeses e a ajudar a combater a pobreza. 27-03-2014Em declarações à Angop nesta quarta-feira, camponeses disseram que a implementação do Papagro veio dar outro alento às famílias camponesas, visto que já possuem um local para venderem os seus produtos.
" Antes 30 porcento da produção de uma área de 15 hectares estragava-se por falta de cliente e mercado", afirmara os interlocutores..
António Lino da cooperativa “Boa Esperança” disse que o lançamento do projecto é uma mais valia para as famílias camponesas, tendo em conta a satisfação das necessidades dos mesmos e o alargamento das áreas de produção de 15 hectares para 25, bem como a venda de toda a produção.
Referiu que os camponeses ja possuem lugar para vender a sua produção e obter um lucro em função dos gastos feitos durante a campanha agrícola, onde são investidos mais de 50 mil kwanzas por hectar.
" É uma grande oportunidade para a produção de bens alimenatres e criar riqueza para as famílias camponesas", frisou.
A cooperativa agrícola da Boa Esperança controla 25 agricultores e conta com 120 associados.
O programa Papagro foi lançado em 2013 pelo Ministério do Comércio, visando a aquisição dos produtos dos camponeses, bem como melhorar a situação das famílias e ajudar a combater a pobreza.
A iniciativa envolve o Banco de Poupança e Crédito (BPC) que, no Cuanza-Sul, está funcionar nos municípios da Quibala e Amboim .
Angop
Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné Bissau
Moçambique
Portugal
S. T. e Príncipe
Timor Leste