Voltar

Notícias

02 de Setembro, 2015

Escoop promove formatura da segunda turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas

No dia 29 de agosto, último sábado, no auditório Édio Spier, na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), aconteceu a formatura da segunda turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. Reconhecida como a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada à pesquisa, ensino e extensão em Cooperativismo, a Escoop formou 28 alunos.

O diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, realizou a abertura da cerimônia cumprimentando a todos, contextualizando historicamente o início do projeto da Escoop, e falando sobre o orgulho de fazer parte desse momento tão importante para todos. Schmidt discorreu também sobre os desafios enfrentados até o presente momento para que a Escoop seja reconhecida por sua excelência e para que a qualidade seja mantida constantemente.
Conduzidos pelo paraninfo Ernesto Krug, os alunos fizeram sua entrada e ouviram a execução do hino nacional. Em seguida, o supervisor da secretaria acadêmica da Escoop, Vanderlei Moacir Schneider, realizou a leitura da ata de conclusão do curso.
Após o juramento dos formandos, representados pela juramentista Alice Rodrigues, aconteceu a chamada nominal dos alunos para receber a outorga de grau do diretor Derli Schmidt.

Orador
Em seguida, o orador da turma, Edison Luiz Freitas Marques, realizou seu pronunciamento em nome da turma. Recorrendo a uma das tantas instigações da professora homenageada, “as palavras não conseguem expressar toda a amplitude das emoções”, Edison destacou que o sonho tornou-se realidade: “O cooperativismo é um caminho de dignidade social, participativo, emancipatório, democrático e econômico, onde ninguém usufrui injusta ou inadequadamente do esforço de alguém. No cooperativismo, cada um colhe conforme planta”. Edison agradeceu aos familiares pelo apoio e compreensão pelas ausências, à diretoria do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, aos funcionários, professores e diretor da Faculdade possibilitaram a realização do sonho da formatura no curso de graduação da Escoop.

Paraninfo
Após, o paraninfo Ernesto Krug, falou do orgulho de ser paraninfo da turma que já tem seus formandos atuando em diferentes áreas de diversas cooperativas. “Vocês farão a diferença nos seus locais de trabalho pela visão sistêmica que possuem. Sabem o valor e a responsabilidade que possuem e irão assumir como gestores de empresas cooperativas. O cooperativismo precisa de vocês e ele deve valorizá-lo como profissionais pela competência e habilidades que possuem em gestão e governança moderna que envolvem conhecimento técnico e científico, práticas e técnicas em diferentes áreas”. E completou: “Vocês estão habilitados para o trabalho na sociedade cooperativa e não cooperativa”.

Patrono
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, emocionado, saudou e parabenizou todos os envolvidos na realização da formatura. “Posso dizer que nós do Sistema, nossas cooperativas e lideranças torcemos muito por vocês. Podemos dizer que os consideramos filhos e filhas do sistema cooperativista. A caminha para alguns, foi de muito sacrifício. Para outros, de renúncia e a todos de muito esforço. Vocês aprenderam uma coisa fundamental: que a ciência cooperativista precisa ser constantemente renovada. Não termina hoje a gestão cooperativa de vocês. Ela começa. E o Sescoop/RS e a Escoop estarão sempre de portas abertas para que vocês possam aprimorar seus estudos. Em nome de todos os integrantes do sistema cooperativista, parabéns e sucesso a todos”.
Em seguida, os alunos prestaram suas homenagens ao diretor da Escoop, Derli Schmidt, ao coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Mário De Conto, ao patrono, Vergilio Perius, ao paraninfo, Ernesto Krug, à professora homenageada, Rosane Zimmer e aos funcionários, Josias Francisco da Luz e Marcelo Viacelli.

Encerramento
O encerramento da cerimônia de colação de grau foi realizado pelo diretor da Escoop, Derli Schmidt, que parabenizou a todos os formandos. “Tenho certeza de que vocês sairão daqui hoje mais críticos, mais cooperativistas e vão contribuir para o cooperativismo que sonhamos: que dialogue com o século 21, que seja contemporâneo e moderno e que contribua para uma nova sociedade. O progresso vem da educação continuada. Há muito o que fazer e há muito o que caminhar e a Escoop está orgulhosa de vocês. Parabéns a todos”, concluiu.
Após, os convidados participaram de um coquetel na Escoop.
Estiveram presentes também o ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, ex-ministro dos Transportes e vice-presidente do BRDE, Odacir Klein, secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do RS, Tarcísio Minetto, a diretora da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha.