Voltar

Notícias

Moçambique

25 de Março, 2014

Dinamizando negócios cooperativos

A Associação Moçambicana Para a Promoção do Cooperativismo Moderno, AMPCM, no âmbito dos seus objectivos, está a levar a cabo uma série de actividades para a dinamização de negócios cooperativos no país.

Trata-se de uma iniciativa que visa oferecer às cooperativas moçambicanas, ferramentas que vão possibilitar que estas, a médio/longo prazo possam funcionar como verdadeiros geradores de riqueza.

Para o efeito, esteve recentemente na província do Niassa, norte de Moçambique, o assistente de programas da AMPCM que trabalhou no distrito de Cuamba onde para além de levar a cabo uma formação sobre cooperativismo moderno aos membros da ALIMI, procedeu a um workshop prático sobre a elaboraçãoo de planos de negócio.

“O principal objectivo era transmitir conhecimento sobre a importância da aplicação dos princípios Cooperativos e de Boa Governação, para melhor impulsionar a dinamização do negócio da ALIMI, e para credibilizar a AMPCM na promoção do movimento cooperativo em Moçambique”, afirmou Nobela.

De acordo com o nosso interlocutor a criação de planos de negócios visa essencialmente fazer com que as cooperativas deixem o actual modelo de trabalho, dependentes de doadores e práticas de actividades sem sustentabilidade económica, e passem a usar um modelo cujo objecto principal é o lucro/rendimento, o que vai ajudar no melhoramento do bem-estar social dos beneficiários e a redução das desigualdades.

Ainda naquele ponto do país, o assistente de programas da AMPCM visitou a Universidade de Católica Moçambique onde estabeleceu contactos para o desenvolvimento de acções conjuntas com a comunidade académica. De salientar que a AMPCM tem financiado teses de licenciatura de estudantes de algumas universidades do país em assuntos ligados ao cooperativismo.