Voltar

Notícias

Angola

05 de Outubro, 2015

Criado comité de pilotagem do crédito

Coordenado pelo administrador municipal do Dande, João da Silva Castelo Branco, o comité tem como atribuições a selecção dos candidatos ao crédito de campanha, pronunciar-se sobre a idoneidade dos mesmos e sensibilizar os beneficiários para o cumprimento das suas obrigações junto dos bancos operadores.
O Governo Provincial do Bengo pretende, com isso, promover o acesso ao crédito por parte dos pequenos e médios produtores agrícolas organizados ou não em associações e cooperativas, com vista a estimular uma agricultura comercial, moderna e próspera capaz de gerar renda, visando o alcance das metas programadas no Plano Nacional de Desenvolvimento. O comité de pilotagem do crédito agrícola no município do Dande é integrado por representantes da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), da União Nacional dos Camponeses de Angola (UNACA), autoridades tradicionais e instituições religiosas. O crédito agrícola de campanha foi lançamento em 2003, com o objectivo de facilitar o acesso a empréstimos de Bancos Comerciais destinados aos camponeses, sobretudo as famílias rurais.
No mês passado, na abertura do ano agrícola e do lançamento do crédito agrícola de campanha no município de Londuimbali, no Huambo, o ministro da Economia salientou que os comités de monitorização devem envolver-se activamente, para sanar as dificuldades registadas nas épocas anteriores. Estes comités, constituídos em todos os municípios, são enquadrados pelos Governos Provinciais. Abraão Gourgel afirmou que, nesta fase de concessão do crédito agrícola de campanha, é feita uma selecção, por parte do Ministério da Agricultura, para que os camponeses sejam abastecidos por fornecedores idóneos e que na concessão do crédito agrícola de campanha é dada primazia aos camponeses que desenvolvem a actividade em zonas adaptadas à agro-indústria.