Voltar

Notícias

14 de Outubro, 2014

Empresas cooperativas dispõem de Manual da Boa Governação

As empresas cooperativas Moçambicanas contam desde segunda-feira, 13 de Outubro de 2014, com um Manual da Boa Governação, lançado pela Associação Moçambicana Para a Promoção do Cooperativismo Moderno-AMPCM, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert-FFE e a Confederação Alemã das Cooperativas-DGRV. Trata-se de um instrumento que vem contribuir para a adopção dos principais princípios e melhores práticas de governação pelas cooperativas moçambicanas, considerando a especificidade e realidade socio-económica do pais.

De acordo com o director executivo da AMPCM, Amâncio Armando, para instituição que dirige, a solidez e a eficiência do movimento cooperativo, de forma geral, e das empresas cooperativas em particular, passam por uma boa governação.

“A adopção de boas práticas pode propiciar o crescimento sustentado do segmento em Moçambique, principalmente no cenário do aumento da competição no sistema empresarial”.

Acrescentou que o Manual da Boa Governação nas Cooperativas Moçambicanas surge da constatação da ausência de uma ferramenta prática e contextualizada ao dispor do sector cooperativista moçambicano para promover a “boa governação” e para orientar a aplicação dos seus princípios no seio das cooperativas existentes ou futuras.

Para Antoine Bossel, representante da Confederação Alemã das Cooperativas, DGRV, nota-se no seio de algumas cooperativas nacionais, a falta de conhecimento de assuntos ligados à Boa Governação, pelo que, o Manual ora lançando, constitui um instrumento indispensável para o dia-a-dia dos cooperativistas.

A DGRV tem trabalhado do Rovuma ao Maputo e notamos em algumas cooperativas que falta o conhecimento sobre os assuntos ligados à Boa Governação, disse acrescentando que a sua organização está interessada em continuar a trabalhar para a promoção da Boa Governação nas Cooperativas Moçambicanas, trabalho que tem vindo a desenvolver com a AMPCM.

Espera-se que este Manual sirva de Instrumento útil de trabalho no dia-a-dia do funcionamento das cooperativas, de suporte no âmbito do relacionamento societário das participações relevantes das cooperativas mas também que oriente e estimule a busca constante das boas práticas de governação cooperativa através de acções pró-activas dos sócios das cooperativas e de acções de formação e de monitoria no âmbito de governação nas empresas cooperativas.

O Manual da Boa Governação, contém conceitos sobre cooperativismo e formas de organização das cooperativas, previlegiando aspectos relacionados com o funcionamento e responsabilidades dos diversos órgãos de governação e gestão executiva; a prestação de informações, código de conduta dos membros, auditorias entre outros aspectos fundamentais para o desenvolvimento das Cooperativas em Moçambique.