Cooperativas de transporte público são exemplos de qualidade e comprometimento
Manutenção Preventiva, monitoramento 24 horas e controle ambiental colocam as cooperativas como um dos principais meios de transporte públicoA cidade de São Paulo possui uma frota de mais de 15 mil de ônibus. Destes, seis mil integram as cooperativas de transporte público que transportam 18 mil passageiros por mês. O crescimento deste setor se deve, principalmente, ao investimento em qualidade, treinamento profissional e preservação constante dos veículos.
O controle da frota das cooperativas começa dentro das garagens de ônibus com os sistemas de monitoramento. Através de sinais de satélite é possível localizar onde está o veículo e se ele está impossibilitado de dar continuidade ao serviço. "Como o acompanhamento é 24 horas, ao identificar um problema acionamos rapidamente uma equipe de socorro com o objetivo de atender prontamente o ônibus com problemas, assim ele não obstrui a via e também não fica por muito tempo sem prestar o serviço" explica Paulo Sirqueira, presidente da FECOOTRANSP - Federação das Cooperativas de Transporte do Estado de São Paulo.
Monitorados por satélite e supervisionados quando retornam à garagem, a cada 10 mil quilômetros os ônibus passam por uma manutenção preventiva. É verificado cada item do veículo, como por exemplo, balanceamento e pneus. "Para trafegar nas ruas da cidade e atender a demanda com eficiência é necessário conservar muito bem os ônibus", diz Paulo Sirqueira.
O cuidado com o transporte vai além do zelo com o veículo. A preocupação com a saúde do passageiro é uma das prioridades do setor. Uma pesquisa do Instituto Saúde e Sustentabilidade apontou que a poluição mata três vezes mais paulistanos que os acidentes de trânsito, por isso as cooperativas se preocupam em contribuir para amenizar este problema. "Nós permissionários do sistema de transporte elaboramos mecanismos para identificar os aspectos que impactam o meio ambiente e traçamos programas de gestão para diminuir os efeitos", af irma o presidente da Feccotransp.
A qualidade de todo o trabalho realizado pelas cooperativas de ônibus é reconhecido pelos passageiros e gestores públicos. Segundo o Datafolha, 79% dos moradores da cidade usam diariamente ônibus para se deslocarem. O meio de transporte ficou na frente do carro com 17% e do trem com 14%. O Índice de Qualidade do Transporte (ICQ), de maio de 2014, do Comitê do Sistema de Medição do Desempenho Organizacional da SPtrans reforça a preferência: as cooperativas tiveram um desempenho melhor que a concessão. "A mídia e o público em geral precisam saber como é o trabalho das cooperativas. Nossa dedicação é diária e isso reflete na continuidade do nosso serviço e principalmente na qualidade. Hoje, o passageiro sabe que pode confiar que irá chegar ao seu compromisso, trabalho ou no seu lar com segurança e conforto", completa Paulo Sirqueira
Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné Bissau
Moçambique
Portugal
S. T. e Príncipe
Timor Leste