Voltar

Notícias

Brasil

27 de Março, 2013

Cooperativas da agricultura familiar terão cursos de gestão administrativa

Com o objetivo de fortalecer a gestão administrativa de cooperativas da agricultura familiar e ampliar, em abril, o Projeto Nutre Brasil, serão oferecidos quatro cursos em Curitiba, Recife, São Paulo e Porto Alegre. O projeto faz parte de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e instituições que prestam assistência técnica e extensão rural (Ater).

Os cursos formarão técnicos de seis instituições, selecionadas por Chamada Pública, para os trabalhos de campo. A formação terá como base a metodologia Mais Gestão, que visa o fortalecimento da gestão das cooperativas. A partir desse trabalho, 200 cooperativas da agricultura familiar, de 13 estados brasileiros, se adequarão às demandas das 64 entidades executoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) – secretarias de estado da educação, prefeituras ou escolas.

A previsão é de que o projeto chegue à Região Sul no mês de abril, após estar presente nas regiões Nordeste e Sudeste.


Projeto Nutre

O Projeto Nutre atua na assistência técnica às organizações econômicas da agricultura familiar para que estas possam se adequar às demandas das entidades executoras do Pnae. Também atuam junto aos gestores dos municípios selecionados para garantir a publicação das chamadas públicas.

“A novidade do Nutre Brasil é a integração de duas metodologias: a do projeto Nutre com a de Ater Mais Gestão. É a primeira vez que será dado um curso sobre gestão de empreendimentos às instituições para que repassem o conhecimento adquirido às cooperativas”, ressalta o coordenador das políticas de comercialização de produtos da agricultura familiar do MDA, Pedro Bavaresco. Com isso, o projeto passa a se chamar Nutre Mais Gestão.


Instituições

As instituições atuarão em 2013 e 2014, com recurso de R$ 25 milhões. A organização não governamental Agendha atuará no Nordeste (em Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte); a Universidade Federal de Viçosa oferecerá assistência em Minas Gerais; a OnG Terceira Via trabalhará em São Paulo; a Região Sul ficará a cargo da Emater do Paraná, Emater do Rio Grande do Sul e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri-SC).


Programação

O curso Mais Gestão será ministrado em Curitiba para equipes do Paraná e Santa Catarina entre os dias 1º a 5 de abril. As equipes da região Nordeste farão o curso entre 8 a 12 de abril, em Recife. Em São Paulo haverá curso destinado às equipes de São Paulo e Minas gerais, entre 15 a 19 de abril. Em Porto Alegre participarão do curso as equipes da região Sul nos dias 22, 23 e 24 de abril.


Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário