Cooperativa "Incontável" perspectiva construir internato
A cooperativa de produção agro-pecuária de ex-militares "Incontável", filiada à Unaca-Confederação, perspectiva construir um internato em 2013, com o apoio do Governo da Província do Bengo, para o benefício dos associados e contribuir no desenvolvimento s A cooperativa de produção agro-pecuária de ex-militares "Incontável", filiada à Unaca-Confederação, perspectiva construir um internato em 2013, com o apoio do Governo da Província do Bengo, para o benefício dos associados e contribuir no desenvolvimento social local.Uma nota de imprensa da Unaca-confederação, assinada pelo vice-presidente desta desta associação de camponeses, Albano Lussaty, e chegada hoje à Angop, informa que a iniciativa da cooperativa se soube durante uma visita as instalações da mesma, feita por uma Delegação da Federação Nacional dos Pequenos Agricultores de São Tomé e Príncipe "Fenapa – STP" no dia 17 de deste mês.
Refere-se no documento que, com esses projectos, a existência da cooperativa de ex-militares é uma forma de integração social, facto que engrandece a agremiação, enquanto parceira do Executivo, porquanto os antigos combatentes trocaram as armas por enxadas e são muito organizados.
"Hoje o nosso país cresce em todas as vertentes, em particular na instrução de homens e mulheres do campo, o que vai permitir aos produtores do meio rural planificar melhor a produção, colheita e venda", realça-se.
Assim, declara-se que, com o apoio do Executivo e de outros parceiros sociais, a Unaca-Confederação projecta construir escolas e outros bens sociais em todas as cooperativas das 18 províncias angolanas, com realce na revitalização da alfabetização em Angola.
A Cooperativa de Produção Agro-Pecuária "Incontável" existe desde 2005 e possui 358 associados, dos quais 253 mulheres. Cada filiado tem entre dois a quatro hectares de terra e localiza-se na comuna do Úkua (Dande), província do Bengo.
Fonte: Angop - Agência AngolaPress
Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné Bissau
Moçambique
Portugal
S. T. e Príncipe
Timor Leste