Citadinos a favor de cooperativas habitacionais
Citadinos de Luanda mostraram-se a favor da criação de mais cooperativas habitacionais para maior acesso à casa própria e melhoria da habitabilidade dos angolanos. Em declarações à Angop, muitos dos interlocutores adiantaram que as cooperativas são oportunas, numa altura em que o país se debate com a questão de moradias condignas, situação que o Governo está a atender com a criação de centralidades.Para a docente Maria da Conceição, as cooperativas devem ser instituições sérias que garantam ao cooperado a aquisição da casa no prazo estabelecido, caso contrário seria um entrave.
Adiantou que o país está maduro para este tipo de sociedade, visto que concede habitações condignas em locais com todos os serviços essenciais à vida humana.
O estudante universitário Inocêncio Domingos disse acreditar que as cooperativas podem ajudar os cidadãos a casa própria, desde que seja um processo transparentes.
O funcionário público Geraldo Amadeu é de opinião que estas sociedades ajudam os cidadãos a adquirir habitações em regime de contribuição em locais previamente loteados e dotados de serviços básicos.
Para ele, a resolução do problema habitacional passa pela conjugação de esforços entre o Estado e os privados que possam participar directamente através de cooperativas e auto-construção dirigida.
Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada, respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados.
Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné Bissau
Moçambique
Portugal
S. T. e Príncipe
Timor Leste