Voltar

Notícias

Angola

12 de Junho, 2014

Camponeses do Bié adquirem conhecimentos para a prática da agricultura

Mais de oitocentas famílias no município do Kuemba, província do Bié, com realce para as mulheres, estão enquadradas em trinta escolas de campo, onde adquirem conhecimentos para a prática da agricultura.

O Chefe da estação de desenvolvimento agrário do Kuemba, Azevedo Pires, sublinhou que o projecto está a gerar um grande impacto nas comunidades rurais, quanto ao aumento dos níveis de vida das famílias e da economia local.

Azevedo Pires revelou que o projecto de apoio as famílias do campo é uma iniciativa do executivo em parceria com uma organização não-governamental da República Tcheca.

“Este projecto está a ser implementado em todas as comunas do município. Ate ao preciso momento, controlamos 30 escolas de campo com cerca de 810 famílias, entre as quais, 4 escolas já passaram para cooperativa.

De acordo com Azevedo Pires “está a ter um bom impacto na vida dos camponeses, porque, tudo o que os camponeses não sabiam implementar, actualmente já fazem, e muitos deles até já servem como instrutores que outros camponeses que ainda não frequentaram a escola”.

Nas escolas os camponeses aprendem matérias de conservação de sementes, preparação de terras, criação de animais até a sua comercialização.