Voltar

Notícias

Portugal

06 de abril, 2015

Caminhada assinala Dia Nacional dos Moinhos numa iniciativa da Cooperativa Castreja

Integrado no Programa da sétima edição das Olimpíadas Castrejas, a Cooperativa Castreja promove, em conjunto com outras entidades, uma caminhada com o propósito de assinalar o dia dedicado aos moinhos.

Assinala-se no próximo dia 7 de Abril, terça-feira, o Dia Nacional dos Moinhos, criado no sentido de sensibilizar a população para a preservação deste tipo particular de património etnográfico.

Os moinhos e as azenhas eram equipamentos utilizados, muitas vezes de forma comunitária, por agricultores para a moagem de cereais como trigo, milho ou centeio.

Com este propósito a Cooperativa Castreja está a organizar uma caminhada cujo trajecto terá passagem pelas margens dos rios Torto e Febras, nos limites dos concelhos de Braga e Guimarães e inclui uma pequena animação teatral junto dos moinhos de Portuguediz.

Esta actividade é organizada em parceria com a Sociedade Martins Sarmento, da Associação dos Moinhos dos Rios Torto e Febras e da Associação Social e Cultural de Sobreposta.

A partida está marcada para a 8.45 horas do dia 12 de Abril, domingo, junto ao Museu da Cultura Castreja, em Briteiros (S. Salvador). O trajecto irá terminar no lugar da Tojeira (Sobreposta), local onde terá lugar um almoço convívio.

A inscrição prévia é gratuita, necessária e inclui o almoço. Os donativos recolhidos entre os participantes serão destinados à constituição da Loja Solidária da Cooperativa Castreja.

Contactos para inscrições
e-mail: castreja.cooperativa@gmail.com
telefone: 935 280 358.