Voltar

Notícias

Moçambique

20 de Junho, 2016

Assembleia Geral da OCPLP 2016

Decorreu no dia 14 junho de 2016, em Maputo, República de Moçambique, a Assembleia Geral da OCPLP – Organização Cooperativista dos Países de Língua Portuguesa, tendo a mesa da Assembleia Geral sido presidida pala CONFECOOP (Portugal) e secretariada pela AMPCM, de Moçambique, e pela Confederação Nacional das Cooperativas de Timor Leste.

A organização da Assembleia Geral foi da responsabilidade da AMPCM, de Moçambique, tendo sido convidadas a nela participar um conjunto significativo de entidades cooperativas e associações moçambicanas. 

O encontro que antecedeu a Assembleia Geral, foi aberto por Sua Excelência o Primeiro-Ministro da República de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário, após intervenção de Sua Excelência, a Governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura, que saudou a OCPLP pela escolha da Cidade de Maputo para a realização da sua Assembleia Geral.

O Senhor Primeiro-Ministro destacou o papel do cooperativismo enquanto base de criação de parcerias económicas e como instrumento de cidadania e de melhoria da qualidade de vida das populações, convidando ainda os participantes a refletir sobre como pode o cooperativismo contribuir para a melhoria da produção em Moçambique.

A Assembleia Geral decorreu de forma muito participada, tendo sido analisados e debatidos todos os pontos da ordem de trabalhos. O Relatório e Contas de 2015, após ter sido apresentado pela direção, e lido o parecer favorável do Conselho Fiscal pelo presidente deste órgão, CONFAGRI (Portugal), foi aprovado por unanimidade.

Destaque-se o enfoque que foi dado à formação e capacitação enquanto linhas estratégicas da atividade da OCPLP, referindo-se a possibilidade da criação de uma academia de formação cooperativa em Moçambique.

À tarde realizou-se uma Mesa Redonda subordinada ao tema ‘o Nascimento de um novo comércio mundial cooperativo. Como concretizar e viabilizar a intercooperação que é um dos princípios do cooperativismo’. A sessão contou com muitos participantes de várias entidades moçambicanas e alguns participantes a título pessoal decorrendo de forma muito dinâmica tendo, no final, sido assinado um protocolo de colaboração entre a AMPCM e a OCB, pelos respetivos presidentes.

O encontro foi antecedido de um dia de visita a cooperativas modelo – a Sol Nascente, Cooperativa de Habitação e a COOPAMIM, cooperativa Agrária e de Micro Importadoras de Moçambique.