Voltar

Notícias

Angola

07 de abril, 2016

Angola: Agro-pecuária conta com mais de 20 mil cooperativas no país

Luanda - Pelo menos 20.038 cooperativas agropecuárias estão cadastradas no país, segundo dados recentes da Confederação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-pecuárias de Angola (Unaca), disse hoje, em Luanda, o ministro da Economia, Abrahão Gourgel.

Para além destas cooperativas existem outras como a de crédito, habitação, de funcionários públicos, pescas e dos transportes, mas em números inexpressivos, referiu o ministro na cerimónia de abertura da Conferência Nacional sobre Cooperativismo .

O ministro fez saber que o levantamento feito há 18 meses aponta como principais constrangimentos à prosperidade das cooperativas e à melhoria de vida dos seus associados o acesso a financiamentos, formação, instrução e mercados, insuficiência de gestão cooperativa, processo de constituição moroso e de alto custo.

“Estudos comparados e visitas de campo realizadas em território nacional demonstraram que essa situação deve-se reconhecidamente à falta de uma legislação facilitadora do seu desenvolvimento no quadro de uma estratégia integrada de fomento ao cooperativismo”, disse.

Por essa razão, prosseguiu, o Executivo fez uma proposta de lei à Assembleia Nacional sobre cooperativismo que preenche essa lacuna no nosso ordenamento jurídico ao consagrar os princípios gerais e definir bases normativas para o exercício da actividade das cooperativas, tendo sido publicada a Lei das Cooperativas a 31 de Agosto de 2015.

O governante acrescentou que a dinâmica dos mercados e as rápidas transformações estruturais da economia exigem respostas inovadoras, que estejam à altura dos desafios que nos apresentam.

“Temos consciência de que a reestruturação e modernização do regime jurídico-legal e operacional do sector cooperativo da economia é também um trabalho árduo e oneroso, e como tal, é expectável que os interesses mútuos, comuns ou colectivos na resolução de necessidades económicas e sociais por via de sociedades cooperativas, possa alavancar os esforços individuais”.

Abrahão Gourgel acrescentou que cerca de mil milhões de pessoas em todo o mundo estão envolvidas de alguma forma em cooperativas, seja como membros associados, clientes ou como funcionários.

“Em termos de geração de postos de trabalho, as cooperativas empregam pelo menos 100 milhões de pessoas no planeta, e estima- se que os meios de subsistência de quase metade da população mundial são assegurados pela empresa cooperativa”, explicou o ministro.

O ministro fez saber ainda que as maiores cooperativas do mundo têm rendimentos colectivos de 1,6 trilhão de dólares comparáveis ao produto interno bruto da nona maior economia do mundo a Espanha.