Voltar

Notícias

10 de Junho, 2015

AMPCM Promove produção orientada ao Mercado

A Associação Moçambicana Para a Promoção do Cooperativismo Moderno-AMPCM, através da sua Delegação Regional Norte e do projecto de Desenvolvimento de Agro-negócios, financiado pela Norges Vel, uma Agência de Desenvolvimento da Noruega, está a capacitar produtores agrícolas com vista a contribuir para o aumento da renda familiar. Trata-se de uma iniciativa que consiste na capacitação dos agricultores para a produção orientada para o mercado, contribuindo, deste modo, para a promoção de cooperativas  viáveis e sustentáveis como forma de fortalecer iniciativas de negócios e criação de riqueza nas províncias de Nampula e Cabo Delgado.

De acordo com Jeremias João, Secretário da Cooperativa Morreno, localizada no distrito de Monapo, Posto Admnistrativo de Netia, província de Nampula, desde que a AMPCM começou trabalhar com a Cooperativa em Março de 2014, os membros tornaram-se capazes de identificar e classificar as suas potencialidades para além de fazer planos com base nelas, sobretudo as potencialidades que tem mercado.

Estamos capacitados para reflectir sobre a nossa atitude como produtores para transformarmo-nos em produtores de negócios ou orientados ao mercado, avaliar os custos de produção e prever perdas ou ganhos, elaborar planos de produção individual e de negócios para além de procurar fontes de financiamento dos nossos planos, explicou Jeremias.

A fonte, acrescentou que actualmente os agricultores associados à cooperativa Morreno conseguem produzir muito mais em relação ao que produziam anteriormente. Já sabemos quais são as culturas que rendem bem nas nossas terras, por isso estamos muito satisfeitos com os resultados que temos vindo a conseguir, finalizou.

Para Natalino Barnete, Coordenador da Delegacao Regional Norte e do Projecto de Desenvolvimento de Agro-Negócios da AMPCM, este sucesso de aprendizagem é resultado da abordagem da AMPCM de colocar perto dos produtores, os seus tecnicos que ajudam a melhorar a assistência e suprir as dificuldades técnicas.

De acordo a nossa fonte, a iniciativa tem como objectivo transferir competências e atitudes para os agricultores em metodologias participativas e de planificação de negócios com base nas potencialidades locais e com orientação ao mercado. Este conteúdo enquadra-se na abordagem conceptual de agricultura como negócio, implementada pela AMPCM sob assessoria da MIRUKU uma Cooperativa de Prestação de serviços, explicou Barnete.

Refira-se que a AMPCM é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão promover o modelo cooperativo moderno, contribuindo para um ambiente favorável a existência, funcionamento e desenvolvimento do sector cooperativo em Moçambique.