Voltar

Notícias

Moçambique

28 de Fevereiro, 2014

AMPCM admitida na Aliança Internacional das Cooperativas

A Associação Moçambicana Para a Promoção do Cooperativismo Moderno, AMPCM, é desde sexta-feira 21.02.2014, o mais novo membro da Aliança Internacional das Cooperativas, ACI. Deste modo, a AMPCM torna-se na primeira organização nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa-PALOP a fazer parte daquele importante organismo de promoção do cooperativismo moderno.

Trata-se de um acontecimento importante para a AMPCM e para o país na medida em que a Aliança Internacional das Cooperativas é um organismo mundial que tem como função básica preservar e defender os princípios cooperativistas, missão que a AMPCM tem estado a levar a cabo no país.

Com esta filiação, as cooperativas moçambicanas ligadas à AMPCM, passarão a dispor de um importante aliado no reforço das relações entre os movimentos cooperativos, intercâmbio e partilha de experiências e de acções para promover o desenvolvimento cooperativo.

Criada em 1895 e actualmente sediada em Genebra, Suíça, a ACI reúne, representa e presta apoio às cooperativas e suas correspondentes organizações. Objetiva a integração, autonomia e desenvolvimento do cooperativismo.

A ACI foi a primeira organização não governamental a quem as Nações Unidas concedeu, em 1946, o status de órgão consultivo. Hoje em dia é uma das 41 organizações que figuram na Categoria I da lista de organizações com status de órgão consultivo das Nações Unidas (ECOSOC).

Em cada continente a ACI tem uma estrutura própria, conselho de administração e direção regional. No continente africano, a Aliança Internacional das Cooperativas está presente nos seguintes países, Botswana, Egipto, Quenia, Lesotho, Nigéria, Ruanda, Maurícias, África do Sul, Tanzania, Uganda, Zâmbia, Zimbábwe e agora Moçambique, através da AMPCM.