Voltar

Notícias

Portugal

27 de Março, 2013

Agro 2013 acolhe ‘cimeira’ agrícola luso-africana

A edição deste ano da AGRO - Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação conta com as presenças dos ministros da Agricultura de Portugal, Angola e Moçambique num seminário institucional sobre o futuro do sector primário. Agendado para 11 de Abril, primeiro dia da 46ª Agro, no seminário participam também o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e do secretário-executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Murade Murargy.

Nesta espécie de cimeira agrícola serão debatidos temas como a segurança alimentar, desenvolvimento rural e sustentabilidade e as estratégicas públicas para o sector. Serão apresentados projectos em curso na área agro-industrial em Moçambique, Portugal e Angola por parte das empresas Galp, Technoserve, Primor, Lusiaves e Higest.

As oportunidades de investimento nos três países vão ser perspectivadas num painel com as participações de representantes do Centro de Promoção de Investimentos de Moçambique, Agência Nacional de Investimento Privado de Angola e Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Hélder Muteia, da FAO - Food and Agriculture Organization of United Nations, e Vicente Seixas e Sousa, da Escola de Ciências Agrárias da UTAD, falarão de desenvolvimento económico agrícola.
“Posicionar a marca AGRO a nível internacional, sobretudo nos mercados angolano e moçambicano, é a grande novidade desta edição”, sublinha a administração do Parque de Exposições de Braga (PEB), entidade organizadora do certame.

“O objectivo do PEB é também demonstrar que, em Portugal, existe um forte ‘know-how’ na área agrícola e com grande potencial de internacionalização”, adiantam os responsáveis do PEB. Angola e Moçambique são vistos como dois mercados com grandes potencialidades para a internacionalização de empresas agro-industriais portuguesas, bem como para a “exportação” de conhecimento nacional neste sector.

Novos fundos europeus
Numa edição que conta com uma forte componente institucional, a AGRO recebe a visita, a 12 de Abril de José Diogo Albuquerque, secretário de Estado da Agricultura. Este governante vem ao PEB encerrar um colóquio sobre os apoios da União Europeia à agricultura portuguesa no período 2014-2020, organizado pela Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI).
Eduardo Diniz, director do Gabinete de Planeamento e Políticas, e Capoulas Santos, eurodeputado relator do Parlamento Europeu para a Reforma da Política Agrícola Comum (PAC) são dois dos intervenientes no colóquio.

Mais de 80 mil visitantes esperados no PEB
Os organizadores da 46ª edição da AGRO contam com 83 mil visitantes na feira que decorre de 11 a 14 de Abril no Parque de Exposições de Braga (PEB). Em 2012, passaram pela AGRO mais de 76 mil visitantes, um crescimento de 32% face à edição de 2011. Para o aumento de visitantes da Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação tem contribuído o programa de animação musical.

Augusto Canário (11 Abril), José Malhoa (12 Abril) e Zé Amaro (13 Abril) são os artistas convidados para animar as noites da AGRO 2013. Tal como em 2012, a tarde do último dia da AGRO será animada com o programa ‘Somos Portugal’, da TVI, transmitido em directo do recinto exterior do PEB.
Outro dos atractivos da AGRO são os concursos pecuários, estando previstos na próxima edição três centenas de animais de várias raças. No 3.º concurso regional de raça Holstein Frísia (turina) estarão mais de 60 animais. Com o apoio de associações de produtores, realizam-se os concursos das raças Barrosã, Arouquesa, Minhota, Maronesa, Marinhoa e Cachena.


Fonte: Correio do Minho