ACPM gradua mulheres nas áreas de canalização e electricidade
A Associação de Canalizadores e Pedreiros de Moçambique, ACPM, uma organização membro da Associação Moçambicana Para a Promoção do Cooperativismo Moderno- AMPCM, graduou 42 mulheres que frequentavam os cursos de canalização e electricidade. Este é o culminar de uma formação que vem sendo levada a cabo pela ACPM, cujo o objectivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da mulher e empoderamento para a sua inserção na sociedade, de modo a responder à demanda do mercado e desenvolvimento do país.Trata-se de um projecto denominado OFICINA DE APRENDIZAGEM DE ARTES E OFÍCIO levado a cabo pela ACPM em parceria com o Ministério da Juventude e Desportos, através do Instituto Nacional da Juntude e Desportos, Direcção de Educação do Distrito Ka Mpfumo.
Segundo Araújo Assane, presidente da ACPM, a iniciativa surge da constatação da falta de espaços para a formação de mulheres nas áreas de canalização e electricidade, sendo que os poucos existentes, possuem turmas mistas o que de certa forma faz com que as mulheres sejam ofuscadas pelos homens, pois, segundo conta, estes cursos são vistos como destinados para os homens.
A iniciativa que vai na sua terceira edição, já formou cento e trinta e cinco, 135, mulheres nas áreas de canalização e electricidade sendo que actualmente, cerca de duas mil candidatas estão na lista de espera para as próximas edições do curso. De salientar que o projecto tem a duração de cinco anos.
Refira-se que a Associação Moçambicana Para a Promoção do Cooperativismo Moderno-AMPCM, tem estado a apoiar a ACPM no processo de desenvolvimento institucional, concretamente, no que diz respeito à constituição e revitalização dos órgãos sociais e adopção do modelo de acto cooperativo aplicável para o tipo de negócio em que está inserida a ACPM.
Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné Bissau
Moçambique
Portugal
S. T. e Príncipe
Timor Leste