Voltar

Notícias

Portugal

20 de Março, 2015

A lusofonia em destaque no FESTin 2015

De 08 a 15 de Abril, a 6 ªedição FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa assenta arraiais no cinema São Jorge em Lisboa. Durante uma semana serão exibidos 85 filmes, entre longas e curtas-metragens de ficção, documentários e animação, vindos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

"O Vendedor de Passados", uma adaptação do romance homónimo do escritor angolano José Eduardo Agualusa, realizado por Lula Buarque de Hollanda e com Lázaro Ramos no papel principal, foi o filme escolhido para a abertura do Festival.


Este ano o festival homenageia Timor-Leste, país que acolherá também uma itinerância em Novembro no âmbito de uma parceria com o Instituto Camões.

Para além da exibição do filme "Fraternuras", a Mesa Redonda Timor, Janela Aberta terá como tema dominante a preservação da língua portuguesa naquele país.


O FESTin 2015 celebra também os 50 anos da TV Globo com uma mostra especial dedicada a Globo Filmes e o debate Cinema x Televisão.
A programação dos eventos paralelos é completada por outra discussão que tem como tema Culturas Digitais e Consumos Alternativos do Audiovisual: Oportunidades e Desafios para o Cinema em Português.

No âmbito de uma parceria com o Instituto Cervantes há que destacar a representação da Argentina, o país convidado desta edição, a programação infantil e juvenil que integrará a Festinha e ainda a nova secção para os mais velhos, a FESTin+.

Estas sessões vêm juntar-se ao programa habitual do FESTin, constituído por três sessões competitivas, longas e curtas-metragens e documentários, Mostra de Cinema Brasileiro, também com longas e curtas-metragens e Mostra de Inclusão Social.

Produzido pela Padrão Actual, em coprodução com o Cinema São Jorge e a EGEAC-CML, o FESTin surgiu em 2010, com o objectivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social.