Voltar
ATIVIDADES

Projeto FATIMA no Porto
Porto , Portugal
31 de Março, 2016
O projeto FATIMA “Jogo Direitos Humanos na Prática” desenvolveu uma atividade no Porto, com jovens alunos de origem imigrante da Escola Profissional de Economia Social (EPES), na passada sexta-feira 18, dinamizada pela Atlas Cooperativa Cultural.
O consórcio FATIMA consiste em um projeto que envolve organizações (ONGs) de quatro países europeus, nomeadamente Portugal, Grécia, Reino Unido e Suécia, com experiência no combate à violência contra as mulheres, questões de igualdade de género e imigração.

Cada participante, caso não soubesse a resposta a cada questão, tinha de recorrer à internet ou ao dinamizador, que nesta atividade esteve sob a responsabilidade da Atlas Cooperativa Cultural. “Como se pode ter direito à nacionalidade portuguesa?”, era uma das questões, para a qual os participantes, cujas famílias oriundas da Guiné-Bissau, Brasil, Marrocos, Angola e Cabo Verde tiveram de se indagar.
O projeto FATIMA envolve as ONGs Folkuniversitetet, na coordenação, o Conselho de Administração e o Centro de Estudos Sociais Feministas da Universidade de Örebro da Suécia, em Portugal a ONG Kerigma – Instituto de Inovação e Desenvolvimento Social, e ainda a Dimitra, rede que suporta 45 ONGs de apoio aos imigrantes na Grécia, e mais o Centro Angelou, que no Reino Unido desenvolvem há mais de 100 anos trabalhos de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica, casamentos forçados, escravatura, no âmbito terapêutico ou judicial.
A próxima atividade do projeto, que é financiado pelo programa europeu Daphne, terá lugar em uma conferência na cidade de Örebro, na Suécia, nos próximos dias 26 e 27 de Abril, subordinada ao tema “Violência, Honra e Revolução: No Sentido de um futuro alternativo de igualdade de género”, no auditório Aula Nova, da Universidade de Örebro.
Informações
- Inicio:
- 18 de Março, 2016
Localização
MORADA
EPES - Porto Rua D. João IV 1000-1006, Porto
4000-037 Porto Porto , Portugal
+INFORMAÇÕES Telefone: 0351 222 083 409 / 937 100 917
+INFORMAÇÕES Telefone: 0351 222 083 409 / 937 100 917