Voltar

Notícias

Angola

18 de Março, 2013

Projecto Vem Comigo insere no mercado do trabalho mais de dez mil deficientes

10.324 portadores de deficiência foram inseridos no mercado do trabalho em todo o país pelo Projecto Vem Comigo desde o seu inicio em 2003, informou hoje, o presidente da Associação Nacional de Deficientes Angolanos (Anda), Silva Lopes Etiambulo. Falando à Angop sobre a preparação da 5ª fase do referido projecto que começou a ser executado na província do Kuando Kubango.

De acordo com Silva Etiambulo, a acção faz parte do programa de formação profissional em várias áreas e o consequente ingresso em cooperativas agrícolas, de pesca artesanal e artes e ofícios para que os beneficiários tenham melhores condições de vida. 

Informou, por outro lado, que a aquisição de kits de recauchutagem, serralharia, barbearia, chaveiros, entre outras profissões, assim como o inicio do processo de formação profissional dos deficientes em Calussinga, município do Andulo, província do Bié constituem outras acções a desenvolver.

O também coordenador do projecto Vem Comigo realçou que 63 portadores de deficiência anteriormente residentes em condições precária na capital do país foram reassentados no município de Chicala Chiloango, na província do Huambo, sendo inseridos numa cooperativa agro-pecuária com 407 hectares, acção que contou com o apoio do Ministério da Assistência e Reinserção Social.

Referiu que 904 antigos combatentes deficientes físicos residentes na província do Kuando Kubango carecem de meios de locomoção, de habitação e de assistência médica-medicamentosa, que merecerão uma atenção especial nesta quinta fase do projecto Vem Comigo que já tem financiamento garantido.

O Projecto Vem Comigo é financiado pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, supervisionado pela Fundação Lwini e coordenado pela Associação Nacional de Deficientes Angolanos (Anda).


Fonte: Angop - Agência AngolaPress