Voltar

Notícias

10 de Junho, 2015

AMPCM capacita jovens empreendedores

A ASSOCIAÇÃO Moçambicana para a Promoção do Cooperativismo Moderno (AMPCM) capacitou recentemente um grupo composto por 23 jovens do distrito de Homoíne, província de Inhambane, em matérias de cooperativismo moderno e boa governação, plano de negócios e gestão de empresas do tipo cooperativo. Além da formação, os jovens tiveram a oportunidade de ser assistidos pelo jurista Mahomed Bachir na elaboração dos estatutos das cooperativas em processo de criação.

Segundo uma nota de imprensa da agremiação a que tivemos acesso, trata-se de um grupo de jovens empreendedores apoiados pela Associação Cultural para o Desenvolvimento Sustentável – ACUDES, que pretende criar cooperativas nas áreas de trabalho e serviços (corte e costura, serralharia) e agricultura (produção e processamento da mandioca).

De acordo com o coordenador nacional das actividades da AMPCM, Osvaldo Nobela, esta actividade se enquadra naquilo que são os objectivos estratégicos da actuação da associação para a divulgação da nova lei das cooperativas (23/3009), no garante da assistência técnica e transferência de conhecimento especializado para as empresas do tipo cooperativo que a organização tem levado a cabo a nível de todo país.

O principal objectivo é de levar os conceitos de cooperativismo às comunidades e aos pequenos grupos de jovens associados, principalmente os mais carentes com vista a criar condições que lhes permita cada vez mais, uns com os outros, a criação de cooperativas modernas e outros tipos de grupos de negócios. Com este facto vão incrementar os níveis de produtividade e qualidade nos sectores em que actuam e consequentemente melhorar o seu nível de vida, através da obtenção de rendimentos e bem-estar socioeconómico, explica Nobela.

A associação garantiu que este grupo de jovens tivesse assistência para a elaboração dos estatutos das suas cooperativas de modo que possam estar devidamente legalizadas de acordo com a nova lei das cooperativas modernas em vigor em Moçambique.

A AMPCM foi fundada a 26 de Janeiro de 2010 e é uma entidade sem fins lucrativos e de utilidade pública, que tem como missão promover o modelo cooperativo moderno, contribuindo para um ambiente favorável à existência, funcionamento e desenvolvimento do sector cooperativo em Moçambique.

Seu objectivo global, segundo a agremiação, é a promoção e prática de todos os actos que possam contribuir para o desenvolvimento do movimento cooperativo moderno que defende os interesses dos seus associados, como forma viável e sustentável de promoção da riqueza, incentivando o progresso técnico, económico, profissional e social.

Seus papéis e serviços para a sociedade e principalmente para o movimento cooperativo em Moçambique são os seguintes: advocacia & lobby; assistência jurídica – direito cooperativo; contabilidade & auditoria para empresas cooperativas;  desenvolvimento institucional e gestão de empresas cooperativas; gestão de conhecimento; formação & capacitação sobre cooperativismo; pesquisa e ligação de mercados de produtos de empresas cooperativas; investigação e, num futuro breve,  certificações.