Voltar

ORGANIZAÇÃO MEMBRO

ENTIDADE

CONFECOOP

CONFEDERAÇÃO COOPERATIVA PORTUGUESA


MORADA

Avenida Santos Dumont 57 - 2º Esq. • 1050-202 Lisboa

Ver Google Maps

email: confecoop@mail.telepac.pt

website: www.confe.coop

PortugalPortugal

CONFECOOP

CONFEDERAÇÃO COOPERATIVA PORTUGUESA

Somos a organização de cúpula do sector cooperativo não agrícola em Portugal, criada a 14 de Abril de 1988, onde se integram actualmente as seguintes federações - FENACERCI, FENACHE e FENACOOP - e suas cooperativas associadas - de solidariedade social; de habitação; e de consumidores, respectivamente.

A nossa prática de intercooperação entre estas estruturas e da co-responsabilização dos seus membros são o mote para a consolidação da nossa estrutura e para nos tornarmos numa entidade de referência, no e do sector cooperativo, bem como dos poderes públicos e da comunidade em geral.
Celebramos os valores da solidariedade e da cooperação, e estamos certos de que não estamos sozinhos.
Apostamos no diálogo e intercooperação com todas as cooperativas e suas estruturas de representação, na aproximação ao Sector Social e suas várias famílias, numa relação autónoma, independente e séria com o Estado através dos vários Órgãos de Poder, central, regional e local, e numa relação de respeito com todas as entidades representantes do sector privado.
Defendemos uma forma diferente de organizar o processo económico, sabendo que o modelo cooperativo é socialmente responsável e factor de desenvolvimento. Sem esquecermos os objectivos de sustentabilidade económica, acreditamos que as cooperativas são, na sua essência, associações de pessoas que uniram as suas vontades para responder a necessidades ou anseios comuns, na base dos princípios cooperativos, de igualdade de poder, de liberdade e de democracia, em que o capital é apenas instrumento e não fonte de poder.
Pretendemos desta forma contribuir para o reconhecimento público do sector cooperativo como parceiro incontornável ao lado dos demais agentes económicos, sociais, culturais e políticos.