Voltar

Notícias

08 de Março, 2016

Tecnologia moçambicana vence o concurso internacional

UM projecto desenvolvido por jovens moçambicanos venceu um prémio internacional de empreendedorismo, num evento denominado “Global Innovation Competition”, que teve lugar recentemente em Accra, capital do Gana.

Esta iniciativa tinha como objectivo identificar as melhores tecnologias inovadoras produzidas em países africanos e asiáticos.

Trata-se de plataforma “MOPA” da UX (User Experience), concebida para fazer uma monitoria participativa na gestão de resíduos sólidos na cidade de Maputo, cuja fase piloto foi lançada em seis bairros da capital do país, em Maio de 2015.   

O “MOPA” foi desenvolvido em parceria com a operadora de telefonia móvel mCel (Moçambique Celular), que disponibilizou a título gratuito a sua plataforma tecnológica USSD para o seu funcionamento. Ele permite identificar e reportar problemas relacionados com a gestão de lixo, tornando possível a intervenção dos diversos actores, tais como o município, os colectores privados de lixo e o cidadão.

Para o director executivo da UX, Frederico Silva, este prémio, para além de ser um estímulo para os planos de expansão, “é sinal de reconhecimento de que as tecnologias podem dar o seu contributo na mitigação dos problemas da urbanidade, como é o caso do ‘MOPA’”.

O projecto foi desenvolvido pela UX para o Banco Mundial (BM) e, para além da mCel, tem como parceiros o Conselho Municipal da Cidade de Maputo e a organização não-governamental Livaningo, estando prevista para breve a sua implementação definitiva. 

Concorreram a este prémio um total de 15 empresas seleccionadas, num conjunto de mais de 300 candidaturas que submeteram os seus projectos a um júri que os avaliou, tendo em conta a possibilidade da sua expansão para outros mercados.      

A mCel que cedeu uma plataforma USSD para o funcionamento do “MOPA” tem privilegiado no seu negócio o uso das suas plataformas tecnológicas móveis para contribuir no melhoramento dos vários sectores da sociedade, fazendo destas uma alavanca para o desenvolvimento sustentável do país.