CASES - Cooperatia António Sérgio para a Economia Social


Reconhecer, promover, dinamizar, cooperar, fortalecer e qualificar o setor da economia social são as grandes linhas que definem a missão da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES). Assente numa parceria efetiva entre o Estado e as organizações representativas do setor da economia social e assumindo a forma jurídica de "cooperativa de interesse público", a CASES tem por objeto promover o fortalecimento do setor da economia social, aprofundando a cooperação entre o Estado e as organizações que o integram.

OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras


A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) é o órgão máximo de representação das cooperativas no país. Foi criada em 1969, durante o IV Congresso Brasileiro de Cooperativismo. A entidade veio substituir a Associação Brasileira de Cooperativas (ABCOOP) e a União Nacional de Cooperativas (Unasco). A unificação foi uma decisão das próprias cooperativas.

Entre suas atribuições, a OCB é responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista, em todas as instâncias políticas e institucionais. É de sua responsabilidade também a preservação e o aprimoramento desse sistema, o incentivo e a orientação das sociedades cooperativas.

   
 


AMPCM -  Associação Moçambicana para Promoção do Cooperativismo Moderno

AMPCM é uma entidade jurídica dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, sem fins lucrativos e de utilidade pública, estatutos próprios reconhecidos e publicados no BR nr. 15, III Série de 14 de Abril de 2010. A Associação é estabelecida no dia 26 de Janeiro de 2010 com 12 Membros Fundadores (APAC, ACPM, ASSOCOOP, CIZENDA TAE, CMN, CLUSA, COOPMED, FRUTISUL, FRUTICAD, RECICLA, APHAMA e UGC).